A Misericórdia N.ª S.ª dos Milagres, salvaguardando os seus valores culturais e históricos, tem como missão promover o desenvolvimento de respostas sociais que privilegiem os grupos mais vulneráveis, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. Neste sentido, a Misericórdia constitui parceria com a Segurança Social no Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) desde a sua implementação.
Objetivo:
O POAPMC visa apoiar a aquisição de géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade por entidades públicas, com vista à sua distribuição às pessoas mais carenciadas, diretamente ou através de organizações parceiras. A Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres é simultaneamente entidade coordenadora e mediadora neste projecto, tendo como parceiros a Santa Casa da Misericordia de Vouzela, a Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul e o Centro de Promoção Social de Carvalhais.
Destinatários:
São destinatários finais os indivíduos e/ou famílias que se encontrem em situação de carência económica comprovada, e de acordo com os critérios estabelecidos pela Segurança Social. Cada situação é reavaliada periodicamente.
São destinatários finais, também as pessoas sem-abrigo e as pessoas na situação de indocumentadas, de acordo com as regras em vigor do subsistema da segurança social.
No âmbito da execução do projeto, prevêem-se ações de acompanhamento, que permitam capacitar os beneficiários na seleção dos géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade, na prevenção do desperdício e na otimização da gestão do orçamento familiar, nomeadamente através de sessões de esclarecimento e/ou de sensibilização e informação.
Candidatura:
É possível aceder ao POAPMC através de uma das entidades parceiras na região de Lafões, de acordo com a sua residência:
- Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres de Oliveira de Frades (Entidade Coordenadora);
- Misericórdia Santo António de São Pedro do Sul;
- Misericórdia de Vouzela;
- Centro de Promoção Social de Carvalhais.