A Misericórdia N.ª S.ª dos Milagres é considerada uma Instituição Particular de Solidariedade Social, nos termos do n.º1 do artigo 1ª do Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, aprovado por Decreto-Lei n.º 119/83, de 25 de Fevereiro, registada na Direcção Geral da Acção Social sob o n.º 45/85, a folhas 25 verso do livro 2 das Irmandades das Misericórdias em 26/06/85.
Os Estatutos desta Instituição foram registados nos termos do artigo 5ª do Decreto n.º 17:635, de 20 de Novembro de 1929.
Conserva as isenções e regalias que a Lei lhe concede na qualidade de pessoa colectiva de utilidade pública administrativa, nos termos do n.º1 do artigo 97º do referido estatuto.
CARACTERIZAÇÃO DA MISERICÓRDIA
A Misericórdia dispõe das seguintes respostas sociais: uma creche, um Jardim-de-Infância, um ATL, dois lares, 2 Centros de dia, 2 serviços de apoio domiciliário, 9 residências e uma unidade de cuidados continuados e integrados (média e longa duração) e consultas de especialidade, a nível privado (acupunctura, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia reconstrutiva, cínica geral, dermatologia, ecografias, electroencefalogramas, endocrinologia, fisiatria, fisioterapia, gastroenterologia, medicina desportiva, nutrição, neurogia, obstetrícia-ginecologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolarringologia, pediatria, pneumotisiologia e alergologia, psicologia, psiquiatria, terapia da fala, urologia, dentista).
Actualmente, aguarda-se o início de actividade do lar construído em Ribeiradio para 20 utentes e inaugurado em 2013. Deste modo, considera-se que as Freguesias de Ribeiradio e Arcozelo das Maias verão assim colmatadas uma das suas preocupações no que concerne ao apoio social a idosos que ficará reforçado com mais este serviço.
Constituem objectivos da instituição possibilitar aos utentes um ambiente que lhe seja favorável e estimulante identificando-o o mais possível com um ambiente familiar; promover a sua integração no grupo; proporcionar a satisfação das necessidades básicas; assegurar um acompanhamento psicossocial no sentido de garantir a sua integração no ambiente em que está inserido; promover as relações entre utente/família; assegurar o acompanhamento médico e de reabilitação e também assegurar a qualidade dos serviços prestados a todos os utentes.
É de referir que, anualmente, a instituição promove formação interna e ou externa aos seus colaboradores sempre com o intuito de contribuir para que os colaboradores possam aprender e aperfeiçoar os seus conhecimentos pessoais profissionais e desta forma crescer conjuntamente com a Misericórdia.
Igualmente, a instituição tem como preocupação assegurar que os seus serviços correspondam às exigências de mercado mas principalmente que correspondam às necessidades e expectativas dos nossos respeitosos utentes. Neste sentido, a Instituição tem implementado o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) no âmbito da norma ISSO: 9001, desde Fevereiro de 2007.
Sem nunca esquecer as suas responsabilidades com o concelho e suas gentes, e em muito especial com os mais desfavorecidos, é preocupação desta Misericórdia abraçar projectos que visem contribuir para minimizar a condição de carência de pessoas e famílias. Neste sentido, colabora como mediadora do Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados (PCAAC), e Cantina Social no âmbito do Programa de Emergência Social. Ambos os projectos, com o objectivo de colmatar necessidades alimentares.
A Misericórdia constitui parceria na REDE Social, Núcleo de Intervenção Local, e mais recentemente, no Conselho Municipal de Segurança permitindo desta forma um conhecimento mais aprofundado da realidade da comunidade em que se insere, contribuindo igualmente, de forma célere e consciente na definição de acções que promovam o bem- estar social.
A ambição de fazer mais e com maior qualidade, a missão e o dever social, são bacilares para que o trabalho árduo do presente, possam dar os seus frutos no futuro.