A Misericórdia dispõe de 2 Centros de Dia, um a funcionar nas instalações do Lar em Oliveira de Frades e outro em Ribeiradio.
O Centro de Dia é uma resposta social que se traduz na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para o bem-estar bio-psico-social do utente. Partindo das suas capacidades e interesses, tenta-se estimular, ajudar a prolongar e potenciar ao máximo as capacidades psíquicas, físicas e sociais dos utentes, facilitando-lhes o acesso a novas descobertas e despertando os para novos interesses, ocupando os tempos livres, dando-lhes a atenção necessária para que possam continuar no seu meio sócio-familiar, com qualidade de vida.
Os objectivos da nossa acção passam por:
-
Satisfazer as necessidades básicas do Idoso, pela interacção entre o Idoso e os diferentes factores sociais com os quais se relaciona;
-
Melhorar o bem-estar dos utentes potenciando as suas capacidades psíquicas, físicas, sociais e artísticas.
-
Enriquecer o seu dia a dia através da inserção numa rede de relações interpessoais com todas as classes etárias, diminuindo o isolamento.
-
Contribuir para o seu equilíbrio e felicidade mediante dinâmicas que previnam futuras incapacidades e limitações;
-
Contribuir para a reabilitação ou retardamento das consequências nefastas do envelhecimento;
-
Favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitual de vida;
-
Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
-
Ajudar a viver com alegria esta etapa das suas vidas.
O Centro de Dia assegura os seguintes serviços:
-
Alimentação adequada à faixa etária e problemática de saúde;Cuidados de higiene e de conforto;
-
Tratamento de roupas;
-
Disponibilização da informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade adequada à satisfação de outras necessidades;
-
Apoio psicossocial;
-
Atividades de animação sociocultural, recreativa e ocupacional;
-
Assistência religiosa
-
Transporte
-
Equipa
-
De forma a dar uma resposta integrada, as equipas são multidisciplinares, sendo constituídas por pessoal técnico e de apoio.
Admissão
A candidatura a Cliente ao Cliente pressupõe a inscrição, através de atendimento pessoal, correio, correio eletrónico ou por telefone.
-
Pessoalmente (a agendar);
-
Pelo e-mail misofrades@telepac.pt;
-
Pelo telefone 232 760330.